livro recortado 1 

E-book Gratuito - Dona de Mim

Como construir a sua autoconfiança para atrair e manter o amor que você tanto deseja.

GARANTA O SEU!

Como fazer o amor durar depois do casamento. Parte 2 de 3

Continuação...

Os sistemas dos relacionamentos

O sistema da Amizade

O sistema da amizade é a base, a fundação sobre a qual o seu casamento é construído. Importante lembrar que essa base é construída desde o começo do relacionamento, e como ela é construída nos primeiros anos é um bom indicativo do quanto essa base será consistente.

Estou falando da  ligação efetiva, da confiança, do companheirismo e da cumplicidade que reforçam os laços do casal.


•    Quando o sistema de amizade funciona bem, o casal desenvolve a Sobreposição dos Sentimentos Positivos. Na SSP, os sentimentos, comportamentos, comentários e interpretações ( o modo como interpreta o que o outro diz ou faz) positivas que ocorrem durante a interação do casal superam os negativos na proporção de 20 para 1. Quando o casal constrói o SSP, até mesmo a negatividade que pode surgir em situações cotidianas é transmutada ( por exemplo, um dos parceiros fala algo em tom mais aspero e o outro pensa: “ Deixa pra lá, é só uma irritação passageira”).

Untitled design53


•    Quando o sistema de amizade não funciona, o casal desenvolve a Sobreposição de Sentimentos Negativos. Na SSN, os sentimentos, comportamentos, comentários e interpretações positivos superam os negativos em uma proporção de apenas 5 para 1 ( ou então simplesmente se igualam). Aqui, as situações neutras ( e, em alguns casos até positivas) podem ser interpretadas  como  algo negativo                   ( exemplo: “ Você faz isso só para me irritar”).

O sistema de Conflito

Refere-se ao modo como o casal lida com seus conflitos- tanto os pontuais quanto os perpétuos. Este sistema pode ser  considerado as paredes que sustentam a casa da sua relação, pois então ele será sustentado pelo sistema da Amizade.


•    Um estudo feito por um especialista que estuda sobre os relacionamentos há mais de 30 anos constatou que, nada menos do que 69% dos conflitos de um casal são perpétuos, isto é, estão ligados aos sonhos, valores e à própria identidade do homem e da mulher- por isso mesmo eles são recorrentes e nunca serão resolvidos ( podem apenas ser administrados). Além disso, a porcentagem de 69% de conflitos perpétuos é exatamente a mesma, tanto para casais felizes quanto para os infelizes.


•    A grande diferença é que os casais felizes sabem como administrar  os conflitos perpétuos com eficácia, discutir sem destruir e reparar danos. Eles também tratam, é claro, de solucionar rapidamente e sem trauma os outros 31% de conflitos que podem ser resolvidos


•    Os casais infelizes atribuem os conflitos perpétuos à teimosia ou a alguma outra suposta característica negativa do parceiro ou da parceira. Ficam “batendo as cabeças” continuamente para ver quem consegue dobrar quem.


•    Os casais felizes, por sua vez, procuram encontrar o sonho dentro do conflito. Sua abordagem é : “ O que é tão importante que o faz lutar tanto assim por isso? Como eu já expliquei no livro sobre COMUNICAÇÃO ALÉM DAS DIFERENÇAS, perceber o outro desta maneira está relacionado a empatia de perceber e entender as necessidades e desejos do outro.

O sistema do Significado

E para finalizar, o sistema do significado é o telhado da casa, ou seja, você só irá conseguir contruí-lo se todos os outros forem consistentes o bastante para sustentá-lo.


Em um casamento  bem-sucedido, o parceiro e a parceira constroem uma vida em comum que para eles, vale a pena ser vivida. Isso só  acontece quando existem propósitos e significados partilhados, fortes o suficiente para que os dois se sintam motivados a imaginar um futuro juntos. O significado é partilhado quando o homem e a mulher:

•    Criam e fortalecem seus rituais de conexão;


•    Partilham valores e objetivos;


•    Apoiam-se mutuamente nos diversos papéis que cada um deles desempenha na vida ( por exemplo: apoiar o parceiro no papel de marido, de pai, de filho, de amigo, de profissional... e o marido também apoiar a esposa);


•    Compartilham sonhos (os que se referem ao casal) e honram o sonho do outro ( os sonhos individuais, que pertencem somente ao seu parceiro ou parceira e que são importantes para cada um).

    É determinante que você entenda o valor da estrutura deste sistema para que você se sinta confiante e segura na relação. E  principalmente, para que você se sinta motivada para promover as mudanças que trarão mais felicidade e harmonia para a sua relação.


    Se houver muita mágoa, ressentimento. Se você tiver que abrir mão de muitos sonhos para continuar ao lado de quem você ama, talvez isso te tire toda a energia necessária para que você mude algumas coisas. Antes de qualquer coisa olhe para o sistema do relacionamento e identifique qual sistema está sobrecarregando e desgastando a relação. Faça essa lição e converse com o seu marido. Use todos os conhecimentos que você adquiriu aqui para trabalhar os sistemas do relacionamento.

Continuação... Para ler a parte 1 deste texto CLIQUE AQUI

( Trechos retirados do livro "O que faz o amor durar?", John Gottman)